Quartzo ou automático? Os prós e os contras explicados
Postado em 8 de agosto de 2022 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosAntes da década de 1960, todos os relógios tinham um movimento mecânico. Com a introdução dos movimentos electrónicos de quartzo, iniciou-se um período difícil para a tradicional indústria relojoeira suíça. Porque naquela época, os relógios de quartzo japoneses eram mais baratos, mais precisos e mais rápidos de produzir do que os relógios mecânicos. No entanto, ainda existem muitos entusiastas de relógios mecânicos que escolhem conscientemente esta bela peça de tecnologia relojoeira. Mas quais são as vantagens e desvantagens de um relógio automático em comparação com um de quartzo?
Automático e quartzo; Quais as diferenças?
Existem dois tipos diferentes de movimentos mecânicos: de corda manual e automático. Nos relógios de corda manual, uma mola é tensionada ao rodar a coroa, que, ao ser desenrolada, ativa o mecanismo do relógio. Quando a mola estiver completamente "relaxada", o relógio deixará de funcionar e terá de lhe dar corda novamente.
A maioria dos relógios mecânicos produzidos hoje em dia têm movimento automático, pelo que não tem de se preocupar com isso.
Nos relógios automáticos, o movimento contém um contrapeso - o rotor - que gira de acordo com os movimentos do utilizador e, assim, enrola a mola automaticamente. Daí o nome deste tipo de movimento. Quando a mola estiver totalmente enrolada, o relógio (dependendo do movimento) funcionará durante cerca de 24 a 72 horas sem ter de ser rebobinado. Enquanto o relógio for utilizado regularmente, continuará a funcionar. Se não vai utilizar o relógio durante muito tempo, é aconselhável comprar um movimentador de relógios. Este dispositivo move o relógio continuamente para que o movimento funcione sempre sem problemas e exija menos manutenção.
Muitos relógios automáticos apresentam um indicador de reserva de marcha no mostrador. Geralmente, um ponteiro que indica o número de horas de funcionamento que restam no relógio.
Se não vai utilizar o relógio durante um longo período de tempo, é aconselhável comprar um movimentador de relógios. Este dispositivo move o relógio continuamente para que o movimento funcione sempre sem problemas e exija menos manutenção.
Como funciona um relógio de quartzo?
O movimento de um relógio de quartzo é alimentado por uma bateria, que envia um sinal elétrico através de um pequeno cristal de quartzo incorporado no circuito. Quando a eletricidade atravessa um cristal de quartzo, oscila (vibra) a uma frequência constante quase perfeita de 32.768 vezes por segundo. A constância destas vibrações é a base do mecanismo de relógio, o que o torna muito preciso.
Como um movimento de quartzo contém menos peças mecânicas, o relógio também requer pouca manutenção. Uma vez a cada 2-3 anos (dependendo da utilização), a bateria deve ser substituída e o relógio deve ser verificado quanto à resistência à água.
Relógios de quartzo, fiáveis, de baixa manutenção e versáteis
Quando a Seiko lançou o primeiro relógio electrónico de quartzo produzido em massa - o Astron - em 1969, foi uma verdadeira revolução. A partir desse momento, os relógios tornaram-se mais fiáveis, mais precisos e mais versáteis. Como um movimento de quartzo contém menos peças mecânicas, é muito mais fino e, portanto, mais leve.
O relógio deixou de ser apenas um instrumento para ler as horas, passou a ser um artigo de moda.
Quando a tecnologia de chip também foi adicionada aos relógios, as possibilidades tornaram-se ilimitadas. Tanto os relógios de quartzo analógicos como os digitais podem conter uma infinidade de funções que não são possíveis com um relógio mecânico tradicional. E tudo isto por um preço geralmente muito acessível.
Mas hoje também existem no mercado relógios de quartzo (solares) muito luxuosos que se distinguem pela qualidade dos materiais, acabamento superior e tecnologia avançada.
Relógios automáticos: artesanato tradicional e durável
Por que razão escolheria um relógio automático com todas estas vantagens do quartzo? Isto é em parte uma questão de gosto, porque os relógios automáticos têm as suas próprias propriedades únicas..
Os relógios automáticos foram fabricados já no século XVIII, mas a transmissão automática moderna arrancou verdadeiramente com a introdução do Rolex Oyster Perpétuo em 1930. Desde então, os relógios automáticos foram melhorados e refinados e estão disponíveis em todas as gamas de preços. Desde os excelentes e acessíveis Relógios Seiko 5 aos complicados relógios Masterpiece feitos à mão pela Maurice Lacroix. O que todos estes relógios têm em comum é que ver o movimento em funcionamento é um banquete para os olhos. Não é à toa que muitos relógios automáticos têm uma caixa transparente para que possa admirar a mecânica em ação.
O design dos relógios automáticos é geralmente um pouco mais tradicional do que o dos relógios de quartzo. Isto torna estes relógios intemporais e resistentes à moda. Por vezes, são um pouco menos precisos do que os relógios de quartzo, mas estamos a falar de um desvio de, no máximo, alguns minutos por mês. Algo que é fácil de corrigir manualmente. Certamente, com os relógios mais caros (suíços), o desvio será mínimo e comparável ao de quartzo..
Os relógios automáticos também necessitam de manutenção do relojoeiro de tempos a tempos (aproximadamente uma vez a cada cinco anos). Mas se garantir que o relógio recebe o amor que merece, um relógio automático pode durar uma vida inteira. Como resultado, e porque não são utilizadas pilhas descartáveis poluentes, um relógio automático é também uma escolha sustentável. Vale muito a pena o investimento!
Também existem relógios automáticos disponíveis que contêm uma bateria recarregável. Estes relógios combinam as propriedades dos relógios de quartzo e automáticos; São chamados de relógios de autoquartzo e cinéticos.
Quartzo ou automático? Os prós e os contras em resumo
A escolha entre um relógio de quartzo ou automático é muito pessoal. Não importa se prefere a comodidade de um quartzo ou se se apaixona pela estética do ponteiro de segundos "flutuante" de um automático. Ambos os tipos de relógios têm as suas próprias qualidades.
Relógios de quartzo | Relógios automáticos | ||
Prós | Contras | Prós | Contras |
Preciso (em média - desvio 10 a +20 segundos por mês) | Sensível à moda | Fiável, dura muito tempo | Um pouco menos preciso que um relógio de quartzo (desvio até alguns minutos por mês) |
Leve e fino | Bateria necessária (a cada 12-36 meses) | Artesanato e tradição | Dar corda regularmente |
Muitas funcionalidades possíveis | Se não for utilizado durante muito tempo, a bateria pode verter e danificar o relógio | Investimento para o futuro | Manutenção necessária (de 60 em 60 meses) |
Pouca manutenção | Resistente à moda | Um pouco mais espesso e pesado que o quartzo (dependendo das funções e do material utilizado) | |
Disponível em todas as gamas de preço a partir de apenas 25 euros | Disponível a partir de aproximadamente 100 euros |
Na nossa loja encontrará uma grande variedade de relógios de quartzo e automáticos. Utilize os nossos filtros de pesquisa úteis para encontrar o seu relógio preferido. Está indeciso? Os nossos colegas de atendimento ao cliente estão disponíveis para o ajudar a fazer a sua escolha.