G-Shock MR-G B2100 combina o melhor de dois mundos
Postado em 13 de agosto de 2024 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosO que se obtém quando se cruza a popular série G-Shock 2100 com a linha premium artesanal MR-G? O MRG-B2100B.
As dimensões confortáveis e o ajuste do B2100 foram mantidos e equipados com uma caixa metálica leve feita com os materiais mais recentes. Como é habitual nos relógios da linha MR-G, o relógio é acabado à mão por mestres japoneses. Desta vez inspirado em ‘Kigumi’; um método tradicional japonês de marcenaria decorativa, mas feito de titânio leve e extra duro.
Conheça a fusão da série B21000 e MR-G
Em 2022, foi lançado o MRG-B5000, uma reprodução atualizada do primeiro modelo G-Shock (DW-5000C). Desde então, a gama MR-G foi alargada, sempre com reinterpretações de G-Shocks clássicos, como o MRG-BF1000R-1ADR Frogman. Ao contrário dos lançamentos anteriores do MR-G, com o MRG-B2100B o design do modelo básico (GA-2100) não foi adotado 1 em 1, mas sim reorganizado.
Design despojado
Combinar o design distinto do B2100 com várias janelas (digitais) e três ponteiros e o elegante minimalismo do MR-G não foi tarefa fácil. Além disso, a utilização de um mostrador com elevada transmitância luminosa foi crucial para a geração de energia solar. Assim sendo, o MRG-B2100B possui um layout simplificado, com um submostrador colocado entre as posições 7 e 8 horas, combinado com um mostrador tridimensional.
Ao mesmo tempo, o relógio tem um aspeto robusto, mas de alta qualidade, que combina com o MR-G. O tamanho da caixa de 44,4 mm de largura e 13,6 mm de espessura pode parecer grande, mas combinado com a leveza da caixa e da bracelete de titânio, é maravilhoso de usar, apesar do seu aspeto pesado.
Luneta de 27 peças e polimento de alta qualidade
O G-Shock concentrou-se em tornar o formato simples e elegante do 2100 o mais bonito e forte possível. A moldura é formada por 27 componentes separados em vez de uma peça. Cada peça foi polida 'Sallaz' antes da montagem para dar ao relógio um belo acabamento, até mesmo as peças embutidas.
A técnica de polimento originalmente suíça Sallaz, para a qual a G-Shock desenvolveu as suas próprias máquinas, permite polir a caixa distinta do relógio até obter uma superfície lisa e sem distorção, com arestas claramente definidas.
Mostrador em treliça Kigumi
Kigumi é um método de construção tradicional japonês e uma técnica de marcenaria utilizada para a marcenaria de madeira. As formas geométricas são criadas com um elevado grau de precisão, sem o uso de pregos ou outros acessórios de metal. A técnica tem sido utilizada desde o período Heian (794–1185) para construir estruturas de madeira, incluindo santuários e templos.
A ideia de utilizar madeira no design do MR-G existe desde a época do primeiro MRG-B5000. Quando este modelo foi desenvolvido, a estrutura das partes da tampa da caixa, que estavam divididas em partes mais pequenas, já era descrita como ‘Kigumi’.
No entanto, a complicada estrutura tridimensional da rede Kigumi como mostrador revelou-se mais difícil de produzir do que parece. Antes de os tamanhos dos furos serem determinados, foram realizados muitos testes utilizando as tecnologias de nanoprocessamento e fundição de precisão da fábrica da Casio em Yamagata.Em última análise, foi alcançado um equilíbrio entre a estética e a viabilidade. A estrutura em treliça do mostrador não só é adequada para garantir a quantidade de luz necessária para a geração de energia solar através dos orifícios, como ao mesmo tempo melhora a textura do mostrador.
Caixa (mais) fina
O G-Shock também conseguiu tornar este relógio aproximadamente 3 mm mais fino do que a série MRG-B2000 com um movimento semelhante, para combinar com o formato elegante único do GA-2100. Ao mesmo tempo, isto levou também a uma redução do peso de todo o relógio.
Fabricado em materiais extraduros e leves
É utilizada uma liga especial de titânio Ti64 na caixa, parte traseira e botões do relógio e a bracelete de formato ergonómico é também feita de titânio, mas uma liga completamente diferente conhecida como DAT55G, um material patenteado desenvolvido pela japonesa Daido Steel Company que, de acordo com G-Shock é três vezes mais duro do que a liga de titânio típica utilizada na relojoaria.
A mira é feita de outro tipo de titânio: o cobarion, material também utilizado no MRG-B5000. Desenvolvida no Japão, esta liga é aproximadamente quatro vezes mais dura que o titânio puro e possui uma excelente resistência aos riscos. Quando polido, apresenta um brilho semelhante ao de um metal precioso.
Mais relógios das séries MR-G e 2100
Os relógios G-Shock MR-G são sempre lançados em edições muito limitadas e estamos orgulhosos que a Relogios.pt seja um dos retalhistas selecionados com permissão para vender estes relógios especiais.
É claro que também continuaremos a fazer o nosso melhor para oferecer sempre as últimas séries 2100 e outros G-Shocks em todas as gamas de preços. Encontrará todas as edições especiais e a nossa gama de relógios MR-G na nossa página com G-Shocks especiais e limitados