Infelizmente algo correu mal

❄️ WINTER SALE
Homens
Mulheres
Vintage
Braceletes
Novidades
❄️ WINTER SALE | Segunda vida

Entrega grátis Relógios acima de 50€

Inspiração da marca em Relogios.pt

Danos causados ​​pela água no meu relógio. O que posso fazer?

Postado em 7 de agosto de 2024 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutos

Com as temperaturas tropicais das últimas semanas, os nossos colegas de Serviço Cliente recebem muitas perguntas de pessoas que subitamente apresentam humidade no relógio após um mergulho na água fresca. Isto nem sempre significa que o relógio está avariado.

 

Principais causas de humidade num relógio:

  • O relógio entrou em contacto com água com a coroa aberta,
  • O relógio não suportou a pressão da água,
  • Danos ou desgaste no vidro, tampa ou juntas.

Neste artigo explicamos como pode evitar que a humidade entre no seu relógio e o que pode fazer para resolver isso.

 

Como posso saber se há humidade no meu relógio?

O primeiro sinal de que existe humidade no relógio é a formação de condensação no interior do vidro. Isto ocorre especialmente com uma grande mudança de temperatura. Compare com o uso de óculos no inverno. Entre num autocarro ou comboio quente vindo de fora e os seus óculos vão imediatamente embaciar. Por vezes, isto também acontece quando se salta para uma piscina fria no verão; O vidro do seu relógio embacia.

 

A condensação no vidro do seu relógio não significa necessariamente que o relógio não seja à prova de água. Há sempre humidade no relógio, porque há humidade no ar. Quando a caixa é fechada durante o fabrico, existe ar dentro do relógio com o teor de humidade desse momento específico.

 

Um relógio impermeável é hermeticamente fechado com juntas para impedir a entrada de humidade. Isto também significa que nenhuma humidade pode escapar! O resultado disto é que quando a pressão muda devido a uma mudança de temperatura, a pressão dentro e fora do relógio é desigual. Isto pode causar condensação.

 

Este problema não ocorre ou dificilmente ocorre com um relógio não à prova de água. Como a caixa não é estanque (à água), o ar da caixa pode adaptar-se à pressão exterior.

Vidro de relógio embaciado
▴ Vidro de relógio embaciado
Gotículas a formar-se no vidro
▴ Gotículas a formar-se no vidro

A humidade do meu relógio é prejudiciall?

Uma ligeira névoa no vidro do relógio não afeta imediatamente o funcionamento do relógio e geralmente desaparece por si só. Coloque o relógio com a coroa aberta durante algumas horas num local seco e quente (não sobre um radiador!). Se a condensação não desaparecer, pode haver mais coisas a acontecer.

 

Se a camada de condensação aumentar e se formarem gotas, existe o risco de danos no movimento e formação de ferrugem. Nesse caso, recomendamos que visite imediatamente um joalheiro ou relojoeiro para verificar o relógio.

 

Como é que esta humidade entrou no meu relógio?

A humidade no relógio pode ter várias causas. A causa mais comum é a coroa não estar corretamente fechada. Quando o relógio é mergulhado, a água flui diretamente para o interior do relógio através da abertura da caixa do relógio.

A segunda causa mais comum de humidade num relógio é nadar com um relógio inadequado. Quase todos os relógios indicam na tampa e/ou mostrador qual a resistência à água do relógio. Existem três formas de indicar a resistência à água: em metros, ATM ou bar. 

A indicação em metros é um pouco confusa. 50 metros não significa que pode mergulhar 50 metros de profundidade com este relógio. Significa 50 metros de pressão, ou 5 atmosferas (ATM) ou 5 br.

 

A tabela abaixo fornece uma visão geral da resistência à água dos relógios:

 Lavar 
mãos
Duche

Natação/

snorkeling

Mergulho

Mergulho 

profundidade

30 metros/3 ATM/3 barSimNãoNãoNãoNão
50 metros/5 ATM/5 barSimSimNoNãoNãoNão
100 metros/10 ATM/10 barSimSimSimNãoNão
200 metros/20 ATM/20 barSimSimSimSimNão
1000 metros/100 ATM/100 barSimSimSimSimSim

Também desaconselhamos o uso do relógio com classificação inferior a 10 ATM em banheiras de hidromassagem ou saunas..

 

Outras causas de humidade num relógio são danos no vidro ou juntas desgastadas. Nesse caso, visite sempre um relojoeiro ou um joalheiro para reparar o relógio.

 

Se quiser saber mais sobre a resistência à água dos relógios, visite a nossa página de informações sobre a resistência à água.

Homem numa prancha de paddle a usar um relógio G-Shock
Relógio Citizen Ecozilla

 

Como evitar que a humidade entre no meu relógio? 4 dicas. 

  • Antes de tomar banho ou nadar, verifique sempre se a coroa do seu relógio está pressionada ou aparafusada. E não abra a coroa quando estiver dentro de água. O uso de botões (por exemplo, num cronógrafo) na água também não é recomendado.
  • Verifique se a resistência à água do seu relógio é adequada à atividade que vai realizar. Vai mergulhar com snorkel nas férias? Por isso, arranje um relógio com uma resistência à água de pelo menos 10 ATM.
  • Evite mudanças bruscas de temperatura; Não salte diretamente do sol quente para uma piscina gelada.
  • Faça a manutenção regular do seu relógio. O relojoeiro verifica sempre a resistência à água e substitui as juntas desgastadas.

 

O que posso fazer contra os danos causados ​​pela água no meu relógio?

Tem condensação sob o vidro do seu relógio? Coloque o relógio num local quente e seco ou ao sol com a coroa aberta ou desapertada. Se a condensação não desaparecer, coloque o relógio numa tigela de arroz (cru) durante a noite com a coroa aberta.

 

Se a condensação não desaparecer, pode significar que há mais humidade no relógio do que a desejada. De seguida, dirija-se a um joalheiro ou relojoeiro para verificar o relógio. É possível que a tampa não esteja bem fechada, as juntas já não estejam em boas condições ou que a humidade entre no relógio por outra via, por exemplo, através de danos no vidro.

 

Não se esqueça de voltar a pressionar ou apertar a coroa quando a condensação terminar.

 

Não use jamais um secador de cabelo para remover a humidade do seu relógio!

Pode parecer uma forma rápida de retirar a humidade do relógio, mas desaconselhamos vivamente o uso de um secador de cabelo ou a colocação do relógio sobre um radiador quente! Isto pode deformar peças (plásticas), como juntas, ou até mesmo enfraquecer/rachar o vidro e piorar o problema.

Humidade e smartwatches

Esteja extremamente alerta para a água com os smartwatches. Afinal, trata-se de dispositivos electrónicos comparáveis ​​a um smartphone e muito sensíveis à humidade.

A maioria dos smartwatches modernos, como os da Garmin, têm certificação ATM, assim como os relógios analógicos. A mesma tabela acima aplica-se a estes relógios. 

Com muitos outros smartwatches, a resistência à água é indicada por uma classificação IP. Esta é a indicação de resistência à água para equipamentos electrónicos. 

 

Pode ler mais sobre isto no nosso artigo sobre a estanqueidade dos smartwatches

Garmin Instinct
Garmin Forerunner

 

Danos causados ​​pela água e garantia

Danos causados ​​pela água e garantia Seiko e Citizen –têm mesmo certificação ISO para os seus relógios de mergulho. Portanto, os danos causados ​​pela água não são geralmente causados ​​por um defeito de fabrico, mas por uso e desgaste (errados). Neste último caso, infelizmente, os danos causados ​​pela água não estão cobertos pela garantia do fabricante.